Por onde passei: biografia de Zeca Moreira será lançada neste sábado

0

Prefaciado por Maciel Melo, a obra apresenta a biografia do escritor e agrônomo aposentado Zeca Moreira

Por onde passei é o título da biografia do escritor e pesquisador aposentado da Embrapa, José Nilton Moreira (Zeca Moreira), que será lançado neste sábado (18) às 19h no Espaço Cultural Acabou Chorare em Juazeiro (BA).

Intercalando prosa e poesia, o autor Zeca Moreira embarca numa viagem rumo ao passado, resgatando a sua história, suas andanças, valorizando pessoas inusitadas, contando causos e recordações, retratando lutas e conquistas da sua trajetória de sucesso.

Para Zeca, a ideia de escrever sua biografia surgiu após a leitura de livros do mesmo gênero. “Escrevo com duas ou três vontades grandes. A primeira é encorajar quem nunca escreveu nada sobre si, a ler e dizer, eu tenho uma história parecida e vou contar. A segunda é que, como tenho três netos e três filhas, fico pensando que podem aparecer mais netos, bis, tatara, escanchanetos que, depois que eu parta deste mundo prum outro melhor, algum deles, ao folhear esta obra de muita arte, possa dizer: interessante saber um pouco mais desse meu ascendente. E para algumas pessoas que me viram meio de longe, que me conhecem de algum trabalho técnico, conhecerem um outro lado dessa mesma moeda”, afirma.

A obra de 284 páginas é o primeiro livro publicado de Zeca e conta com apresentação da jornalista Fernanda Birolo, prefácio do cantor e compositor Maciel Melo, foto da capa de Hortênsia Santana, ilustrações de Alexandre Moreira, diagramação e tratamento de imagem de Tamara França, revisão de Yolanda de Almeida e projeto gráfico de William França.

No livro, a caatinga está presente na capa e em boa parte do conteúdo, fortalecendo a riqueza cultural e diversos aspectos do semiárido brasileiro. “Venho de um povo que era mais criador e extrativista que agricultor. Um povo da Caatinga que aprende a usar os recursos que ela oferece, desde a caça até a criação sem cerca, sem pastagem formada e que usava muita sabedoria na forma de explorar esses recursos”, conta Moreira.

A noite deste sábado promete ser de muita realização para Zeca. “Nesses 63 anos vividos e bem vividos, ousei escrever algumas poesias sentidas, criadas e adolescidas, misturadas a uma timidez quase doentia. Passando por universidades, tive que escrever e escrevi trabalhos técnicos, dissertação, tese… mas, livro mesmo, esta é a primeira tentativa”, explica.

O lançamento do livro Por onde passei contará com a participação ilustre do cantor Marcone Melo e do grupo Abordagem Teatral, que farão um grande recital no espaço cultural Acabou Chorare, que fica na Rua Visconde do Rio Branco em Juazeiro (BA).

Ficha Técnica

Título: Por onde passei

Autor: José Nilton Moreira (Zeca Moreira)

Páginas: 284

Preço: R$ 50 (físico)

Sinopse: Por onde passei conta a história de um menino buchudo que nasce numa roça, no sertão da Bahia, se cria correndo atrás de bode e matando passarinho de badogue e depois sai para estudar. Primeiro, ali por perto mesmo e depois, mais e mais pra longe. As repúblicas, as companhias e a política estudantil trazem um cenário bastante interessante. Passa por uns parentes, uns amigos, até uns cachorros, numa narrativa muito rica e cheia de sutilezas.

Sobre o autor: Zeca Moreira, nascido e batizado José Milton Nunes Moreira e registrado em cartório como José Nilton Moreira é natural de Santa Luz (BA). Vindo de uma família de criadores de bode, saiu ainda cedo para estudar na cidade. Primeiro em Gavião, depois em Feira de Santana e por fim em Juazeiro onde fez Agronomia, profissão que exerce com muita dedicação até hoje. Começou a escrever poemas na adolescência e hoje aos 63 anos publica o seu primeiro livro, Por onde passei.

Serviço

Lançamento do livro Por onde passei, de Zeca Moreira

Dia 18 de dezembro de 2021 às 19h

Espaço Cultural Acabou Chorare – Rua Visconde do Rio Branco, Juazeiro, Bahia.

Deixar um comentário