Casa do Vitória, Barradão completa 35 anos nesta quinta-feira

0

MAX_8677Hoje é dia celebrar o aniversário de uma figura muito importante do Esporte Clube Vitória. Santuário rubro-negro, o Barradão completa 35 de anos de fundação nesta quinta-feira (11).

O Estádio Manoel Barradas é a casa do Leão desde 1986. A praça esportiva foi inaugurada com o duelo entre Vitória e Santos, que acabou em 1 a 1. O atacante Dino, jogador santista, anotou o primeiro gol do Santuário rubro-negro.

No Barradão, o Vitória conquistou 16 títulos estaduais, três campeonatos do Nordeste e o título da Copa do Brasil Sub-20 em 2012, além de diversas partidas memoráveis, como o 6 a 2 sobre o arquirrival Bahia, disputado em 20 de fevereiro de 2005 pelo Baianão, e a goleada de 4 a 1 também sobre o Tricolor, pela Série B de 2015.

O maior público registrado no Manoel Barradas foi contra o Juazeiro, em 7 de maio de 2000, pela final do primeiro turno do Baianão, quando 55.200 pessoas assistiram o triunfo Rubro-Negro por 2 a 0. Já o artilheiro da praça esportiva é Neto Baiano com 53 gols anotados, seguido por Ramon Menezes (44) e Allan Dellon (40). Atualmente, a praça esportiva comporta quase 31 mil torcedores.

Para se tornar centro de treinamento durante a Copa do Mundo e a Olimpíada, realizada em 2014 e 2016, respectivamente, o Barradão passou por reformas importantes. O gramado e o sistema de drenagem foram trocados e os vestiários climatizados. Durante o Mundial e os Jogos Olímpicos, o estádio recebeu diversas seleções. Em junho de 2019, o Manoel Barradas foi CT na Copa América. Argentina, Uruguai e o Brasil treinaram na praça esportiva.

Em razão da pandemia do coronavírus, o Barradão ficou sem poder contar com a torcida por um ano e sete meses. O reencontro aconteceu no mês passado, após a liberação pelo Governo do Estado.

No domingo (14), o Barradão será palco da partida entre Vitória e Cruzeiro, às 19h, válido pela 36ª rodada da Série B. O time rubro-negro vem embalado de uma vitória maiúscula sobre o Vasco por 3 a 0, na noite desta quarta (10). Com 37 pontos, o Leão ocupa a 18ª posição. (Fonte: Bahia Notícias).

 

Deixar um comentário