Morre mulher mais velha do Brasil e agora moradora de Coité assume posto

0

idosaDona Francisca Celsa dos Santos morreu na sua casa, em Fortaleza na terça-feira, 05, faltando 17 dias para completar 117 anos. Coiteense Dona Antônia Santa Cruz está com 116 anos e 114 dias

Morreu na última terça-feira (5), aos 116 anos, faltando apenas 22 dias para completar 117, a mulher mais velha do Brasil. Validada pelo Gerontology Research Group (GRG), Francisca Celsa dos Santos, natural de Cascavel no Paraná, mas residia em Fortaleza. Ela foi acometida por uma pneumonia.

Segundo as netas de Francisca, ela teve uma piora no quadro de saúde e foi vitimada por uma falência múltipla de órgãos. O corpo da idosa foi sepultado na tarde da última quarta-feira (6), no Cemitério Municipal de Pacajus (Nossa Senhora da Conceição), na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

A senhora era também a terceira mais velha no mundo e obteve o reconhecimento do Guinness Book como “supercentenária” mais antiga da América Latina.

“A gente preservou tanto ela [do coronavírus], mas estava tendo a construção de um supermercado em frente à casa dela e, por conta dessa poeira, ela pegou uma pneumonia. Ela melhorava e piorava, mas infelizmente ontem Deus a levou”, disse a neta, Fernanda Aliny Barroso Celsa, ao jornal Diário do Nordeste.

“Quando ela tinha uns 80 anos, ela estava com câncer no estômago e pediu pelo amor de Deus pra minha mãe não deixar ela no hospital. Ela foi curada e ficou [viva]até quase os 117 anos. Pra gente isso é uma dádiva, é um orgulho”, afirmou a descendente, acrescentando que Francisca vai deixar a “união” e o “amor” entre os familiares como legado.

Segundo o Gerontology Research Group (GRG) que tem o Tiago José como representante no Brasil, despertou o interesse dele quando o Calila Notícias descobriu Dona Antônia Santa Cruz em Salgadália, distrito de Conceição do Coité onde mora. Ele fez um minucioso levantamento e concluiu que a idosa estava como a mais velha da Bahia, segunda do Brasil e a quarta mais velha do mundo. Veja lista abaixo atualizada em 10 de junho deste ano quando faltavam três dias para Dona Antônia completar 116 anos.

dona-antonia-Santa-CruzCom a morte de Dona Francisca Celsa, Dona Antônia agora ocupa o primeiro lugar de mais velha do Brasil e terceira do mundo. (Fonte: Calila Notícias).

Equipe de Jornalismo

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/customer/www/radiojacuipe.com.br/public_html/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 399

Deixar um comentário