Candeal: Comemora 59 anos de emancipação política e administrativa

0

unnamedO município de Candeal, na Região do Sisal, comemora nesta sexta-feira (23), 59 anos de emancipação política e administrativa. A cidade fica a 168 km de Salvador, tem sua população estimada em nove mil e cento e quarenta e três habitantes, conforme dados do IBGE de 2020.
A sua principal atividade econômica é a pecuária que garante a fonte de renda de sua população, concentrada na sede e zona rural. Por conta das longas estiagens, muitos candealenses foram obrigados a deixarem seu torrão natal, para buscarem alternativas nos grandes centros do país. Sendo o comércio, prefeitura, além dos programas sociais, grandes aliados também para garantir a sobrevivência das pessoas de baixa renda.
Emancipada em 23 de abril de 1962, desmembrada do município de Riachão do Jacuípe, conforme Lei nº 1.683, assinada pelo Governador do estado da Bahia Juracy Montenegro Magalhães e publicada no Diário Oficial de 13 de maio de 1962.
A religiosidade é uma marca na história do município. No ano de 1881, o senhor Olegário Ribeiro Lima construiu uma igreja na fazenda Capoeira, de sua propriedade, dando início ao povoado denominado de Candeal. O nome do lugar é fruto da presença da árvore chamada “candeia” na propriedade rural.
Em 1889 o local foi elevado ao nível de distrito subordinado ao município de Riachão do Jacuípe. Depois de muita luta, Candeal conseguiu se emancipar através da Lei Estadual nº 1.683, de 23 de abril de 1962.
Os festejos juninos estão entre as principais manifestações culturais do município, e tem na agropecuária a sua principal atividade econômica.
O município é administrado pelo Prefeito Everton Cerqueira (DEM). A Câmara Municipal é composta por nove vereadores. (Fonte: Interior da Bahia).

Equipe de Jornalismo

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/customer/www/radiojacuipe.com.br/public_html/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 399

Deixar um comentário