A manifestação da Fé perpassa a covid-19 em Riachão do Jacuípe

0

Como foi a vivência da Quaresma e Semana Santa na pandemia do novo coronavírus?

IMG_20210401_173139333_2Cruzeiro na Fazenda Algodões, povoado de Terra Branca; Crédito da foto: Darli Alves

O mundo inteiro passa por um momento crítico, isso é fato, e às vezes beiramos o desespero, no Brasil desses últimos dias chegamos a ver nosso céu tão anil ser pintado de tons de cinza. Mas o nordestino que traz sua fé acima de todos os preceitos, e o sertanejo como sempre foi de uma fé inquestionável, necessita de todos os seus atos de expressão religiosa para manter-se firme e forte desde a aridez do nosso solo à constante falta de políticas públicas ideais para nosso povo.

A Comunidade Católica de Riachão do Jacuípe vira com o crescimento da pandemia, a necessidade de fechar as portas do templo e religioso e recolherem-se em seus lares para terem preservadas as vidas de cada um, no entanto, isso não foi motivos para se entregarem ao comodismo. O sertanejo que tem o dom de se reinventar sempre, encontrou na era das mídias sociais um alento, pois por meio dos encontros virtuais a possibilidade da comunhão de pensamentos tornou-se palpável.

Sob a orientação do padre pároco Uesdras, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Riachão Jacuípe – Bahia, restringiu as atividades presenciais à visitações ao Santíssimo, com permanência mínima dentro das igrejas, buscando a preservação e manutenção da vida. Padre Uesdras orientou que as comunidades adotassem o distanciamento, ou seja, o #Ficaemcasa e promoverem encontros de comunhão de forma virtual ou em momentos de oração em casa com sua família.

Imagem6

Foto acima: Igreja de Campo Alegre

Algumas comunidades utilizaram o aplicativo Google Meet, para se conectarem e realizarem suas orações coletivas, como foram os casos das Comunidades de Canoas e Pedrinhas.

Imagem1 Imagem2Comunidades de Canoas e Pedrinhas em reunião via Google Meet: Fotos enviadas por integrantes das comunidades

Imagem3

 

Imagem4

A comunidade de Mucambo, preparou a igreja para as vivências de maneira presencial, mas na impossibilidade, por conta do aumento de casos da covid-19, fecha as portas e adere também às reuniões virtuais.

Foto à esquerda: Igreja de Chapada.Imagem5

De todas as comunidades contatadas ouvimos o mesmo discurso, “nossa igreja permanece sem atividades presencias, seguindo as orientações da Paróquia”

Mas como em uníssono ouvimos o discurso de que todos os fiéis mantiveram suas orações e ritos em seus lares, isso mostra a fidelidade do cristão católico sertanejo.

Foto à direita: Igreja de Barreiros

Entramos em contato com o padre Uesdras, para ouvi-lo sobre como estava sendo a vivência deste período com a barreira imposta pela pandemia: A vivência da Quaresma e da Semana Santa está sendo diferente, assim como no ano passado em função da pandemia. As atividades pastorais e sacramentais estão sendo realizadas apenas pelas redes sociais para evitar as aglomerações, pois o vírus se propaga muito rápido. Não tem sido fácil realizar as atividades sem a presença do povo, pois a vivência da Comunhão e da Unidade são características marcantes da vida da Igreja. Sinto que o povo se encontra confuso, pois em um momento tão delicado a quem deseje que retome as atividades normalmente. Quem está à frente na administração de um trabalho tem que escutar as pessoas, mas tomar os cuidados para sempre preservar a vida, pois ela é dom de Deus.Ele afirmou.

Notamos que com muito esforço a igreja tem se empenhado em fazer com que as atividades cheguem aos fiéis sem colocar em risco as vidas, pois como bem falou padre Uesdras, as vidas vêm de Deus e como tudo que é Divino, deve ser preservado.

Atos realizados nas ruas da cidade de Riachão do Jacuípe. Crédito do vídeo; Página no facebook da Paróquia.

Imagem7A celebração da Missa da Paixão de Jesus foi celebrada e transmitida ao vivo via Facebook, na página da paróquia.

 

 

 

Por Darli Alves: Sob a supervisão de Evandro Matos

Equipe de Jornalismo

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/customer/www/radiojacuipe.com.br/public_html/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 399

Deixar um comentário