Incêndio é debelado em menos de 10 horas no município de Mulungu do Morro

0

Devido à rapidez dos brigadistas, o fogo não gerou prejuízos à uma plantação de Sisal da região da cidade chapadeira.

Na madrugada da última segunda-feira (29), a brigada voluntária ‘Anjos da Chapada’, do munícipio de Seabra, na Chapada Diamantina, debelou um incêndio de grande magnitude em menos de 10 horas. O incêndio atingiu as margens de uma importante avenida conhecida como ’13 de junho’, que liga o munícipio de Mulungu do Morro ao distrito de Canudos. A brigada foi acionada pela prefeitura, que prestou apoio aos voluntários atendendo solicitações.

“Vegetação de sisal, com muitos pés de quiabento. É combate muito difícil, o acesso em meio aos espinhos era quase impossível. Os voluntários usaram seus equipamentos para abrir acesso, como roçadeira, foice, facão, motosserra e soprador de folhas. Assim, o combate foi rapidamente controlado em 10 horas de trabalho”, declara Luana Soares, secretária da brigada. O grupo iniciou o combate na região às 2h30 da madrugada e extinguiu todos os focos às 10h10 da manhã.

Como o incêndio foi completamente debelado, não houve a necessidade um monitoramento na região. “A rapidez do grupo em atender ao chamado e da prefeitura, providenciando todas as solicitações, foi fundamental para que o fogo não se alastrasse, o que poderia gerar danos aos cultivos sisaleiros do local, prejudicando as famílias que vivem da atividade”, sinaliza a prefeitura de Mulungu do Morro, por meio de uma nota oficial.

fogo-em-mulungu-do-morro-4 fogo-em-mulungu-do-morro-5 fogo-em-mulungu-do-morro-6 fogo-em-mulungu-do-morro-8 fogo-em-mulungu-do-morro-9 fogo-em-mulungu-do-morro-10

CAMPANHA DE APOIO À BRIGADA

Composta por voluntários, a brigada ‘Anjos da Chapada’ depende de doações para continuar prestando o atendimento às comunidades dos municípios chapadeiros. Por conta disso, uma campanha de arrecadação está sendo compartilhada nas redes sociais do grupo para arrecadarem fundos destinados à manutenção das ambulâncias e equipamentos.

As doações podem ser realizadas através do Pix (75) 99945–5225 ou pela Caixa Econômica Federal, Agência: 3205, Operação 013, Conta Poupança: 00024934-2, em nome da Associação Comunitária e Beneficente de Serviços Sociais e voluntários Anjos da Chapada Diamantina.

(Fonte: Jornal da Chapada)

Deixar um comentário