‘Fake news’ sobre ‘criatura’ toma as redes sociais no município de João Dourado

0

Na realidade, o vídeo original foi gravado em 2019 na Índia e o animal é Hiena Riscada, capturada após atacar uma pessoa em uma plantação de soja do local.

O caso foi na Índia e circula nas redes como se tivesse sido em João Dourado | FOTO: Divulgação |

Nos últimos dias, moradores da região de Irecê ficaram assustados após um vídeo da captura de um animal estranho circular pela internet. Na gravação, o animal é apontado como um lobisomem que estava “sugando” galinhas e ovelhas de João Dourado, cidade da Chapada Velha.

O vídeo e fotos da criatura estranha rapidamente tomaram conta das redes sociais, dividindo opiniões. Muitos acreditaram no “monstro de Irecê”. Outros, mais incrédulos, preferiram enviar a situação para o site Aratu On desvendar o mistério.

E trata-se mesmo de uma ‘fake news’. O vídeo foi analisado pela equipe do Aratu On, que percebeu que se tratava de uma montagem. O editor gravou o áudio mostrando o suposto lobisomem por cima do vídeo original. A montagem é perceptível ao observar que imagens e áudio têm qualidades diferentes.

O caso foi na Índia e uma edição tosca foi realizada pra confundir quem assisti as imagens | FOTO: Montagem do JC |

Na realidade, o vídeo original foi gravado em 2019 na Índia e o animal é Hiena Riscada, capturada após atacar uma pessoa em uma plantação de soja do local. O animal é uma espécie rara que apresenta uma cabeça larga, olhos escuros, um focinho grosso e orelhas grandes e pontiagudas.

Essa raça costuma habitar em partes da África e da Ásia e possui até 1,30 m de comprimento, sem medir a cauda, que tem de 25 a 40 cm de comprimento. As informações são do site Aratu On.  (Fonte: Jornal da Chapada)

Deixar um comentário