Fenômeno ocorre quando satélite natural está no ponto de órbita mais próximo da Terra. Lua cheia pode ser vista até sábado (3).
Foto 1 – Primeira superlua de 2021, no DF — Foto: Leo Caldas/Arquivo pessoal
A primeira “Superlua” de 2021 brilhou no céu do Distrito Federal na noite deste domingo (28). Segundo a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), a lua ficou cheia às 15h48 e permanecerá até a noite do próximo sábado (3). Na manhã desta segunda-feira (29) ainda era possível vê-la no céu da capital (veja mais fotos abaixo).
As superluas são um dos eventos que mais chamam a atenção dos apaixonados pelo céu. O fenômeno ocorre quando o satélite natural da Terra está em seu perigeu – ponto de órbita mais perto da Terra, que coincide com a fase da lua cheia.
Foto 2 – Superlua registrada no DF — Foto: TV Globo/Reprodução
Foto 3 – Superlua em Águas Claras, no DF — Foto: Adriano Zanon
Foto 4 – Superlua registrada na manhã desta segunda-feira (29), no DF — Foto: TV Globo/Reprodução
De acordo com a Nasa, o fenômeno visível em Brasília também é chamado de “Lua de Minhoca” – nome da última Lua cheia no mês de março. Historicamente, os povos antigos mais ao Sul dos Estados Unidos chamavam essa época desta forma, já que as minhocas surgem quando o gelo derrete.
Foto 5 – Superlua registrada próxima à Catedral Metropolitana do DF — Foto: TV Globo/Reprodução
Curiosidades sobre a Lua:
A órbita da Lua ao redor da Terra tem forma elíptica – uma forma oval que aproxima e distancia o satélite do nosso planeta;
O ponto mais distante dessa elipse é chamado apogeu. É quando acontece a Microlua;
O ponto mais próximo é o perigeu;
Quando a Lua está cheia e em seu perigeu (Superlua), ela pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante ao ser vista da Terra do que no momento do apogeu, segundo a Nasa.
Foto 6 – Entenda os fenômenos da Superlua e Microlua — Foto: Juliane Souza/G1
(Fonte: G1)
Tags
#Superlua #fotografia