Riachão: Ex-locutor da Rádio Jacuipe, Plínio Enódio morre em Salvador

0

plinioO ex-locutor de rádio e serviço de alto falante Plinio Enódio Mascarenhas morreu na madrugada desta quarta-feira (17), em Salvador, onde residia, aos 82 anos. Segundo informações de uma sobrinha, ele tinha problemas no coração e sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Plínio Enódio, como era mais conhecido, vivia em uma casa de repouso e era acompanhado 24 horas por uma enfermeira. A única filha dele, Mariana, morava próxima e também cuidava dele. Ela, inclusive, foi quem o levou para Salvador quando o mesmo começou a apresentar os primeiros problemas de saúde aqui em Riachão do Jacuípe, onde residia e mantinha o estúdio, na Rua J. J, Seabra, ao lado da Igreja Matriz.

Precursor da comunicação

plinio-enodioPlínio foi um dos precursores da comunicação no município de Riachão do Jacuípe, fundando o Serviço de Alto falante A Voz Jacuipense, que manteve no ar durante muitos anos, sempre no horário das 10 às 12h. Além de tocar música, informar notas de falecimento e hora certa, o meio de comunicação fez história no município, retransmitindo, inclusive, a Copa do Mundo de 1966.

Na década de 1980, os jovens banebianos Valfredo Matos (depois prefeito de Riachão) e José Raimundo (depois repórter da Globo), que na época organizavam campeonatos no município, também fizeram uma resenha esportiva no Serviço de Alto-falante de Plínio.

Quando a Rádio Jacuípe foi ao ar oficialmente, em 1987, Plínio Enódio foi um dos seus primeiros locutores, fazendo um programa musical no horadio-jacuiperário da tarde. Com voz destacada, ao seu modo, ele passava uma mensagem especial para os ouvintes.

Plínio Enódio era filho de Manuel dos Santos Mascarenhas, o conhecido Dr. Neco, que por muitos anos militou como advogado, político e educador, sendo uma das figuras mais importantes da história de Riachão do Jacuípe.

Separado, Plínio deixa uma filha, Mariana Almeida Mascarenhas. O sepultamento aconteceu no jazigo da família Mascarenhas, cemitério de Riachão, por volta das 165h.

Rádio Jacuípe divulga nota de pesar

Com pesar, a direção da Rádio Jacuípe recebeu a notícia da morte do seu ex-locutor Plinio Enódio Mascarenhas. Nós todos estamos tristes, mas ao mesmo tempo orgulhosos por um dia sua voz tão marcante ter ocupado os nossos microfones. Que descanse em paz!

A direção

Equipe de Jornalismo

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/customer/www/radiojacuipe.com.br/public_html/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 399

Deixar um comentário