Quixabeira foi o único município do Território da Bacia do Jacuípe a alcançar a meta projetada pelo IDEB 2019, nas séries finais 5,0 pontos, sendo essa a maior nota entre as 15 cidades. Quixabeira também o único município a conseguir a nota mínima estabelecida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).
Nas séries iniciais, quarta séries e quinto ano, somente oito dos 15 municípios conseguiram atingir a meta projetada, sendo que Pintadas obteve a melhor nota 5’5, pontos. Com nota de 4,8 Riachão do Jacuípe aparece com histórico negativo e não alcança bom desempenho no Índice de Desempenho Básico de Educação (IDEB).
Assim como em 2017, o último levantamento para calcular o nível de aprendizado do aluno, Riachão do Jacuípe apresentou queda e não alcançou 6,0, um indicativo que sinaliza uma situação preocupante, principalmente por se tratar de um dos maiores orçamentos da região. O município ficou apenas em 9º lugar entre os 15 da Bacia do Jacuipe.
O MEC não divulgou o resultado na modalidade histórico finais para o município de Nova Fátima.
Importante ressaltar que apenas o município de Quixabeira conseguiu atingir a nota exigida pelo MEC, 5,0, ficando também numa posição privilegiada no estado. Na modalidade séries iniciais, o pior desempenho ficou com Várzea da Roça que, somando as duas modalidades, obteve nota de apenas 2,9 pontos.
Classificação do IDEB na Bacia do Jacuipe:
- Pintadas;
- Quixabeira;
- Nova Fátima;
- Capela do Alto Alegre;
- Pé de Serra;
- Baixa Grande;
- Capim Grosso;
- Serra Preta;
- Riachão do Jacuípe;
- Gavião;
- Ipirá;
- Mairi;
- Várzea do Poço;
- São José do Jacuípe;
- Várzea da Roça
Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/customer/www/radiojacuipe.com.br/public_html/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 399