O dia em que Moraes Moreira ajudou a cultura de Riachão do Jacuípe

0

Moraes_Moreira_07Morto na última segunda-feira (13), o cantor e compositor baiano Moraes Moreira é considerado por muitos como um dos maiores nomes da música baiana, tendo colaborado com a sua difusão em todo o Brasil e, porque não dizer, no mundo.

Pois bem, a cidade de Riachão do Jacuípe também tem o que agradecer a este baiano nascido em Ituaçu, um dos líderes da banda Novos Baianos, que tanto sucesso fez nas décadas de 70 e 80.

Ocorre que, no início da década de 1990, quando nasceu o Projeto Cultural Riachão, Moraes Moreira colaborou para divulgar a logomaeca_projeto_folderprimeira Semana Cultural organizada pelo grupo.

Segundo o jornalista Evandro Matos, um dos líderes do “Projeto”, a colaboração do artista foi bastante significativa porque ajudou não só a divulgar o evento cultural como também o município, fazendo gravações dos seus principais pontos turísticos.

“Não lembro bem se fiz o contato foi com Moraes Moreira ou com a sua produção. Na época ele apresentava o programa Interior, na TV Itapoan, que ia ao ar todos os domingos, às 11h. Lembro que, atendendo o nosso pedido, ele enviou uma equipe para Riachão do rio-jacuipe-2Jacuípe, gravando as manifestações da Semana Cultural e aproveitou para fazer tomadas também na barragem sobre o rio Jacuípe e outros pontos da cidade, como o centro e a igreja matriz. Depois, tudo foi exibido no programa semanal do domingo seguinte”, lembra Evandro.

Evandro Matos disse ainda que tem a gravação do programa, mas não sabe como está.

“Foi uma gravação em fita de vídeo e pode até já estar danificada. Esse material do Projeto Cultural nós já salvamos em outra mídia, mas não tenho certeza se esse foi incluído”, lamenta o jornalista.

Equipe de Jornalismo

Deixar um comentário