Congresso dos Cronistas Esportivos da Bahia é realizado com muito sucesso

0

feira-todosO 2º. Congresso dos Radialistas da Bahia, realizado no Salão de Convenções do Hotel Acalanto, em Feira de Santana, foi encerrado com chave de outro no último sábado (11). Com palestra do comentarista Luiz Ademar (ex SporTV) os participantes se mostraram bastante satisfeitos diante do conteúdo apresentado. Na abertura, sexta-feira (10), o palestrante foi Arilson Bispo dos Santos, Presidente do Sindicato dos Árbitros do Brasil.

A participação de Arilson Bispo foi bastante proveitosa e, ao mesmo tempo, polêmica, diante da complexidade do tema, com discussões e explanações sobre o VAR, adotado recentemente pela CBF em jogos da feira-luiz-ademarSérie A do Campeonato Brasileiro.

Além de apresentar as mudanças que deverão ocorrer no futuro, como, por exemplo, a adoção de um telão nos estádios para que o público também acompanhe os lances em que o VAR é acionado, Arilson também trouxe questões polêmicas sobre fatos já acontecidos relacionados às arbitragens.

O palestrante também abriu espaço paras perguntas e, diante da riqueza de dados, na primeira noite foi além do horário previsto. “Olha, eu saio daqui com outra visão de tudo. Reconheço que era um pouco resistente a essas transformações tecnológicas, mas, diante das explicações de Arilson, saio convencido de que essas mudanças trazem mais equilíbrio e justiça para o futebol”, disse o advogado e comentarista esportivo Dílson Barbosa, que também é proprietário de emissoras de rádio.

feira-jair-lacerdaEntre tantos outros, o radialistas Jota Lacerda também se posicionou sobre o assunto. “Eu compreendo a necessidade de mudança, do avanço da tecnologia, mas tem umas coisas que precisam ser melhoradas. Por exemplo, falam muito que algumas decisões dos árbitros obedecem a um protocolo, mas é isso que nós precisamos saber, e talvez até mudar. Precisamos entender qual o critério sobre determinados lances e interferências do VAR. Por que é que esse lance sim e aquele outro não? Então, se é o protocolo, vamos deixar isso claro, para que todos entendam como funciona esse protocolo”, disse Lacerda, que atualmente está radicado em Fortaleza, trabalhando na Assembleia Legislativa e Rádio Assunção.

Show de Luiz Ademar

feira-luiz-adeBaixinho e simples, ninguém imaginou que Luiz Ademar, ex-comentarista do SporTV, fosse prender tanto os comunicadores presentes no encontro dos radialistas em Feira de Santana. “Muito bom. Quero até lhe parabenizar, não só pelo conteúdo apresentado, mas, também, pela sua simplicidade. Isso também ajudou na nossa compreensão”, disse o jornalista Evandro Matos (Rádio Jacuípe), ao se dirigir a Luiz Ademar no final do evento.

Pois bem, foi essa a tônica da participação do ex-comentarista do feira-evandroSporTV, hoje na equipe do aplicativo My Cujoo e FBF. Em duas horas quase ininterruptas, Ademar falou sobre as novas ferramentas para o rádio e TV, o uso da internet e até a forma do profissional se vender no mercado. “Diante dessa crise que está aí, nós não temos outra saída. Temos que aceitar essa nova revolução tecnológica, senão ficaremos para traz”, alertou Luiz Ademar.

Após a sua participação, Luiz Ademar teve de responder a várias perguntas dos participantes, que buscavam mais informações sobre as novidades do rádio diante da nova realidade. “Lá por São Paulo, muitos já não usam mais isso… Nós precisamos nos reinventar para sobreviver a todas essas transformações”, alertava, prendendo cada vez mais a atenção dos presentes.

Ao final dofeira-marilene evento, Luiz Ademar concedeu inúmeras entrevistas, uma prova de que a sua participação no 2º. Congresso dos Radialistas da Bahia foi marcante. “Show de bola! Maravilha! Já está agendado para o próximo encontro, só se ele não quiser”, adiantou Jair Cezarinho, um dos organizadores do evento.

Presenças

Além do nível top, o evento contou com a participação de vários comunicadores de Riachão do Jacuípe, Conceição do Coité, Feira de Santana, Lage, Alagoinhas, Conceição do Jacuípe, Salvador e Fortaleza. feira-colbertForam registradas as presenças de comunicadores como Martinho Lélis, Dilson Barbosa, Jorge Vital de Lima e sua esposa Marilene, Jota Lacerda, Evandro Matos, dentre outros.

O 2º. Congresso dos Cronistas Esportivos da Bahia foi organizado pelos profissionais Jair Cezarinho, Jorge Teles e Paulo José, todos de Feira de Santana, além de contar com o apoio da ABCD-Associação Baiana dos Cronistas Esportivos, representada pelo presidente Dito Lopes, da ACEB-Associação dos Cronistas Esportivos do Brasil, representada pelo presidente Marcio Martins. O evento contou com o apoio do prefeito Colbert Martins, que compareceu na abertura.

Equipe de Jornalismo

Deixar um comentário