Série B: Site faz projeção e vê dupla BA-VI na elite do futebol brasileiro

0

Kieza-Ba-ViUma projeção feita pelo jornalista Evandro Matos, diretor do site Interior da Bahia, coloca Bahia e Vitória, os dois representantes baianos na Série B de 2015, entre os quatro clubes que irão subir para a elite do futebol brasileiro em 2016.

Além de Bahia e Vitória, prela projeção do jornalista Botafogo-RJ e América-MG ficarão com as outras duas vagas. A projeção aconteceu quando a tabela ainda estava na 24ª rodada, mas com um ajuste na 29ª rodada.

Na primeira projeção, subiriam Botafogo, Bahia, Vitória e Paysandu, com uma observação que possibilitava a saída de Bahia ou Vitória do grupo, antevendo um tropeço de um dos dois (notadamente após o BA-VI), para a entrada do América-MG.

Contudo, após uma análise mais detalhada na 29ª rodada, a entrada do América-MG foi mantida na nova projeção, mas quem saiu não foi mais um da dupla BA-Vi, e sim o Paissandu. Na nova projeção o Bahia ficou no limite para obter a sua classificação, que dependeria de alguns fatores futuros, como, por exemplo, dar um basta na sequencia de erros que vinha cometendo.

Na nova projeção, o Botafogo chegaria a 72 pontos, seguido do Vitória com 67, América-MG 66, e Bahia com 64. O tricolor baiano ficaria igual ao Sampaio Correa (MA) no número de pontos, mas ficaria com a vaga por ter uma vitória a mais e melhor saldo de gols.

Números atuais

Na verdade, nesta reta final o campeonato é uma gangorra, com uma mudança de posição a cada rodada. Para que a sua projeção desse certo em relação ao Bahia, por exemplo, o jornalista projetava a queda do treinador Sergio Soares diante do Paysandu e a entrada em cena de Charles Fabian, fator que seria fundamental para a arrancada do clube na reta final.

Aliado a isso, Matos também recorreu à velha mística do clube baiano, seu histórico de sair das cinzas e se agigantar na reta final dos campeonatos. Pois bem, na sua projeção, o Bahia não ganharia pontos diante do Paysandu e ganharia um diante do Oeste. No lucro, o clube ganhou três pontos a mais do projetado, o que não o obriga a vencer mais fora de Salvador nos jogos restantes. Claro, isso se vencer as quatro partidas que faz em casa, com o projetado.

Forma da projeção

Para fazer a sua projeção, Evandro Matos analisou os jogados de todos os clubes que ainda tinham chance de subir, rodada a rodada. Ou seja, jogos fáceis dentro e fora de casa, foram computados três pontos, jogos complicados contra equipes que estavam brigando na parte de cima, um ponto. Além disso, foi considerado um tropeço para cada uma dessas equipes.

Enfim, confira no final da 38ª rodada e veja quais as equipes que se classificaram. Abaixo, os dados da projeção, com os pontos da 24ª, 29ª e 38ª rodadas:

 

Clube Pontos Rodada – 24 Pontos Rodada – 29 Pontos Rodada 38
Botafogo-RJ 45 56 72
Vitória 41 52 67
Bahia 41 47 64
Paysandu 43 47 63
América-MG 38 48 66
Sampaio Correa 39 46 64
Santa Cruz 35 48 63
Bragantino 37 46 62
Náutico 36 46 60

 

Equipe de Jornalismo

Deixar um comentário