Levar a poesia ao povo! Com este objetivo, anualmente, é realizado na Praça do Fórum de Pé de Serra, o Poesia ao Pôr do Sol. O evento organizado pela Professora Sandra Maria, do Colégio Estadual Pedro Falconeri Rios, reúne artistas, poetas e estudantes que, de diversas formas, oferecem à população pé- de- serrense o acesso à arte e à cultura por meio da poesia.
Temas como ” Poesia numa hora dessas?”, “A poesia invade a cidade”, e “Em estado de poesia” foram trabalhados nas edições anteriores. Em 2019, pela proximidade com a dia da Consciência Negra, e pela parceria com o NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes), o tema escolhido foi: “Porque a nossa essência é Poesia e Resistência.”
O evento foi realizado no dia 19 de novembro e teve o início marcado pela Poesia Ritmada Me gritaram Negra, de Victoria Santa Cruz. Em seguida, o Grupo Martabak apresentou-se aliando a dança ao poema Deus Negro, declamado por Anita Garibaldi. Ao público foi oferecido ainda o Desfile da Beleza Negra.
A novidade do evento deste ano ficou por conta de uma Batalha de Slam protagonizada por alunos do Colégio Estadual Pedro Falconeri Rios e da Escola Municipal Deputado Luiz Eduardo Magalhães. O Slam, segundo a Professora Sandra Maria, “é a poesia falada que tem encontrado espaço nas periferias das grandes cidades, sendo palco para a exposição das angústias e dores das minorias”.
Segundo ela, por tratar-se de um gênero textual pouco conhecido, foi realizada uma oficina de Slam, ministrada pela professora Sandra e pelo professor e também monitor do NUCA, Raphael Rios.
Todo o evento foi embalado ao som dos artistas pé-de-serrenses Professor Izuze, colaborador desde a primeira edição, e por Iva Benjamim.
O público, bem diversificado, composto por idosos do Grupo Reviver, alunos e professores de diversas escolas do município, autoridades e pessoas da comunidade local, acompanhou atenciosamente cada apresentação, reagindo positivamente a cada uma delas. Esta diversidade de público, conforme observou a professora Sandra Maria, reflete o seu pensamento de que a arte é de todos e para todos.
Ao final das apresentações, agradeceu-se aos apoiadores: Diretor do C.E.P.F.R. – Miguel Ângelo-, Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social de Pé de Serra, Comerciantes e empresários locais, e a todos os que acolheram o projeto em todas as suas edições.