Pé de Serra: V Poesia ao Pôr do Sol reúne estudantes, artistas e comunidade

0

IMG-20191122-WA0037poesiaLevar a poesia ao povo! Com este objetivo, anualmente, é realizado na Praça do Fórum de Pé de Serra, o Poesia ao Pôr do Sol. O evento organizado pela Professora Sandra Maria, do Colégio Estadual Pedro Falconeri Rios, reúne artistas, poetas e estudantes que, de diversas formas, oferecem à população pé- de- serrense o acesso à arte e à cultura por meio da poesia.

Temas como ” Poesia numa hora dessas?”, “A poesia invade a cidade”, e “Em estado de poesia”  foram trabalhados nas edições anteriores. Em IMG-20191122-WA0039-1pe-serra2019, pela proximidade com a dia da Consciência Negra, e pela parceria com o NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes), o tema escolhido foi: “Porque a nossa essência é Poesia e Resistência.”

O evento foi realizado no dia 19 de novembro e teve o início marcado pela Poesia Ritmada Me gritaram Negra, de Victoria Santa Cruz. Em seguida, o Grupo Martabak apresentou-se aliando a dança ao poema Deus Negro, declamado por Anita Garibaldi. Ao público foi oferecido ainda o Desfile da Beleza Negra.

A novidade do evento deste ano ficou por conta de uma Batalha de Slam protagIMG-20191122-WA0038poetasonizada por alunos do Colégio Estadual Pedro Falconeri Rios e da Escola Municipal Deputado Luiz Eduardo Magalhães.  O Slam, segundo a Professora Sandra Maria, “é a poesia falada que tem encontrado espaço nas periferias das grandes cidades, sendo palco para a exposição das angústias e dores das minorias”.

Segundo ela, por tratar-se de um gênero textual pouco conhecido, foi realizada uma oficina de Slam, ministrada pela professora Sandra e pelo professor e também monitor do NUCA, Raphael Rios.

IMG-20191122-WA0041professoraTodo o evento foi embalado ao som dos artistas pé-de-serrenses Professor Izuze, colaborador desde a primeira edição, e por Iva Benjamim.

O público, bem diversificado, composto por idosos do Grupo Reviver, alunos e professores de diversas escolas do município, autoridades e pessoas da comunidade local, acompanhou atenciosamente cada apresentação, reagindo positivamente a cada uma delas. Esta diversidade de público, conforme observou a professora Sandra Maria, reflete o seu pensamento de que a arte é de todos e para todos.

Ao final das apresentações, agradeceu-se aos apoiadores: Diretor do C.E.P.F.R. – Miguel Ângelo-, Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social de Pé de Serra, Comerciantes e empresários locais, e a todos os que acolheram o projeto em todas as suas edições.

 

Equipe de Jornalismo

Deixar um comentário