Sport vence o Ceará, empurra o Vitória para o Z4 e rebaixa o Paraná

0

sport-cearaCom a Ilha do Retiro recebendo recorde de público neste Brasileirão, o Sport venceu o Ceará por 1×0, nesta segunda-feira (05), e saiu da zona de rebaixamento após 13 rodadas. Com o triunfo, o Leão chegou aos 36 pontos e assumiu a 16ª colocação no campeonato, conseguindo inclusive encostar no próprio Ceará, que tem um ponto a mais. A equipe leonina precisa de mais três vitórias nos seis jogos restantes para chegar aos 45 pontos, apontados como suficientes para o time permanecer na elite nacional.

Dentro de campo, duas propostas de jogo diferentes. Enquanto o Sport começou o jogo se lançando ao ataque, tentando até mesmo se aproveitar do “fator torcida” para começar pressionando. Do lado cearense, a intenção era trabalhar mais a posse de bola, esfriar o jogo e segurar esse ímpeto ofensivo já previsto pelos visitantes. No desenho tático, Milton Mendes resolveu explorar bem o seu lado direito ofensivo, colocando Cláudio Winck praticamente como um ala, fazendo dupla com Michel Bastos, que atuava ao lado de Hernane Brocador, mas a todo momento saia para dar opção aberto na direita. A dobradinha rendeu frutos, com diversas situações criadas, mas pecando no último passe.

Seguindo a regra de “quem bate também cansa”, o Sport diminuiu o ritmo e o Ceará começou a sair mais para o jogo. O perigo constante era Arthur. Em grande fase, o atacante do Vozão era perigo constante. Aproveitando os espaços dados pelos pernambucanos, Arthur recebeu bola enfiada na direita, protegeu de Adryelson e mandou uma bomba para a boa defesa de Mailson.

sportNa segunda etapa, um Sport mais criativo e cuidadoso na criação das jogadas. E não demorou para o time leonino conseguir abrir o placar. Aos sete minutos, Mateus Gonçalves enfim teve espaço e conseguiu cruzar para Hernane Brocador, de “puxeta”, quase marca um golaço, mas Everson fez grande defesa. Porém, no rebote, Gabriel só escorou para fazer a Ilha do Retiro explodir em alegria. A resposta cearense foi rápida. Novamente ele, “Rei Arthur” dominou na intermediária e mandou uma bomba que assustou Mailson, com a bola ainda tocando no travessão antes de sair pela linha de fundo.

Porém, o Sport logo retomou as rédeas do jogo e perdeu duas grandes chances de matar o duelo. A primeira delas com Gabriel. Após tabela com Cláudio Winck, o meia leonino tocou na saída do goleiro e a bola passou lentamente raspando a trave. A segunda foi com Hernane Brocador, que aproveitou lançamento de Adryelson e mandou a bomba para a boa defesa de Everson. A grande chance cearense veio aos 36 minutos, mas Leandro Carvalho mandou por cima e para longe a esperança alvinegra de sair do Recife com o empate. (Informações da Folha de Pernambuco/ Foto: Paullo Allmeida).

Paraná rebaixado e Vitória no Z4

O triunfo do Sport sobre o Ceará recolocou o Vitória no Z4 do Brasileirão, ao lado de Paraná, Chapecoense e América-MG. Ao mesmo tempo, o resultado também tirou qualquer chance matemática do Paraná Clube não ser rebaixado. Assim, a equipe paranaense é a primeira a garantir passaporte para a Série B em 2019.

Equipe de Jornalismo

Deixar um comentário