Três municípios baianos são incluídos na região do semiárido brasileiro

0

elenco-em-cena-da-independencia

Foi formalizada nesta quarta-feira (13) no Diário Oficial da União (DOU) uma nova delimitação da região semiárida do Brasil. A nova configuração foi votada em 27 de julho em reunião do Conselho Deliberativo (Condel) da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, a Sudene. Pelos novos critérios estabelecidos, 54 municípios foram incluídos, três deles na Bahia: Cotegipe, Mansidão e Wanderley. Os municípios se localizam no oeste do estado, a cerca de 800 km da capital baiana. As prefeituras foram procuradas pelo Correio mas não se manifestaram.

Os critérios de delimitação são revisados a cada 10 anos. De acordo com Frederico Costa, coordenador geral de Estudos e Pesquisas, Avaliação, Tecnologia e Inovação da Sudene, o número total de municípios seria reduzido se fossem avaliados apenas os dados científicos e técnicos relacionados a índices pluviométrico e de aridez e o percentual diário de déficit hídrico. “Os dados estão defasados e, além disso, atualmente a região vive a pior seca dos últimos anos. A decisão foi política”, explica. Assim, a formação vigente foi mantida e 54 municípios foram incluídos: além dos três baianos, 15 no Ceará e 36 no Piauí.

Os municípios incorporados à região semiárida têm prioridade no recebimento de incentivos fiscais do governo federal em frentes de estímulo ao desenvolvimento regional. Dentre elas, o acesso a investimentos para geração de emprego e renda, além de apoio em ações de combate à seca. De acordo com o Ministério da Integração Nacional, o semiárido concentra 50% dos mil piores IDH do Brasil, apesar de reunir apenas 21% dos municípios do país.

Correio*

Equipe de Jornalismo

Deixar um comentário


Warning: Parameter 1 to W3_Plugin_TotalCache::ob_callback() expected to be a reference, value given in /home/inter859/public_html/radiojacuipe.com.br/wp-includes/functions.php on line 3509