Riachão: ‘Dagmar’ fecha com chave de ouro visitas do Instituto Anísio Teixeira

0

riachao-geral1A presença da comitiva do Instituto Anísio Teixeira (IAT), órgão ligado à Secretaria de Educação do Estado da Bahia, no Colégio Estadual Maria Dagmar de Miranda, em Riachão do Jacuípe, não poderia ter sido melhor. Além da boa acolhida por parte de direção e dos professores, os alunos também se comportaram de forma exemplar, interagindo e colaborando com o desempenho das atividades desenvolvidas.

Logo na abertura das atividades, o diretor geral do IAT, professor Desidério Bispo de Melo, usou a técnica da musicoterapia para dialogar com os estudantes. Com um violão ele atraiu o estudante Dener Evair riachao-dener1Pastor Cordeiro, que, assim, introduziu os trabalhos para todos os colegas no auditório do colégio Maria Dagmar. “Essa é uma técnica que podemos utilizar, usando a música como um elemento agregador, para facilitar o aprendizado dos alunos”, explicou o diretor, que também é formado em musicoterapia.

E foi nesse clima que as atividades se desenvolveram, compartilhadas por professores e alunos, principalmente nas discussões sobre a Prova Brasil. Atento, o professor Gerson Alves de Santana avaliou como positiva a passagem da equipe do Instituto Anísio Teixeira pelo colégio. riachao-clara1“Para mim, o saldo é positivo, pois tivemos atividades e discussões sobre assuntos bem interessantes. Isso poderia acontecer mais vezes, porque, além de trazer conhecimento, proporciona também um momento de descontração para todos”, disse Gerson Santana, que é professor de Biologia do colégio.

A estudante do 3º ano, Clara Beatriz Simões Barbosa, 16 anos, seguiu a mesma linha de pensamento do professor Gerson. “Para nós, foi uma ótima oportunidade para ampliar nossos conhecimentos, principalmente sobre a Prova Brasil. Por isso, todos se interessaram, mas também pela forma como tudo foi mostrado, com música, enfim”, disse.

Diretor do colégio: ‘Visita grandiosa’

riachao-alunos1Anfitrião, o diretor Jucemar da Costa se mostrou solicito desde a chegada da equipe e, apesar de atarefado com a logística diária do colégio, entendeu como muita proveitosa a visita da equipe. “É um motivo de orgulho para todos nós, e até uma surpresa, ter a oportunidade de conhecer as ferramentas produzidas pelo IAT, como a Plataforma Anísio Teixeira, com novas possibilidades de pesquisa para todos. Foi uma grandiosa oportunidade para nossos alunos aprenderem in loco os trabalhos de vocês, além da forma como foi tratada a Prova Brasil. Enfim, nós só tivemos a ganhar, por isso gostaríamos de agradecer a vocês pela visita e estamos sempre às ordens”, pontuou.

riachao-professor1Além do diretor Jucemar da Costa, da vice Ana Célia, estavam no Auditório também os professores Júnior, Isabela, Lea, Hélia, Fátima, Luciene, Evando e Gerson.

Iniciado com música, o encontro foi fechado no mesmo clima. Como nas outras escolas, os estudantes mostraram sincronia com os versos de Tempo Perdido (Legião Urbana) e Trem Bala (Ana Vilela), mostrando que a musica é mesmo um “elemento facilitador do aprendizado”, como disse o diretor Desidério Melo.

Por Coordenador de comunicação: Evandro Matos / Fotos: Roberta Rodrigues

Equipe de Jornalismo

Deixar um comentário


Warning: Parameter 1 to W3_Plugin_TotalCache::ob_callback() expected to be a reference, value given in /home/inter859/public_html/radiojacuipe.com.br/wp-includes/functions.php on line 3509