Estudante da Uefs registra eclipse solar em Feira de Santana

0

887

O estudante de física da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Vítor de Oliveira Silva, registrou o momento em que o eclipse solar passou pela cidade, por volta das 17h45 desta segunda-feira (21).

No Norte e Nordeste do Brasil o eclipse foi parcial, sendo que nos Estados Unidos foi possível contemplar o fenômeno em sua totalidade por cerca de 2 minutos e 40 segundos de completa escuridão. O fenômeno ocorre quando as órbitas do sol e da lua se cruzam e o satélite passa entre o sol e a Terra.

tchanokVítor de Oliveira informou que para tirar a fotografia usou um filtro fabricado para observar o sol com segurança, o Thousand Oaks. O registro foi feito na rua da casa onde mora, no bairro São João. Vítor faz observações do céu desde 2013, já registrou vários eclipses lunares e solares, e tem um canal no YouTube, chamado “Mundo Astronômico” onde divulga suas observações.

Segundo Vítor, este é o terceiro eclipse solar que ele observa. “O filtro fica na tampa do telescópio, mas hoje não usei o telescópio. Colei o filtro na frente da câmera fotográfica. Estas fotos e vídeo são em homenagem ao meu irmão, Lucas, que faz aniversário hoje”, contou.


O estudante é membro do clube de Astronomia de Feira de Santana (Cafs), titanic-leonardo-dicaprio-kate-winsletcriado para difundir a Astronomia no estado. O Cafs faz parte do projeto de Extensão da Uefs, no Observatório Astronômico Antares (OAA), e tem como presidente o professor José Carlos Santos.

Acorda Cidade

Equipe de Jornalismo

Deixar um comentário


Warning: Parameter 1 to W3_Plugin_TotalCache::ob_callback() expected to be a reference, value given in /home/inter859/public_html/radiojacuipe.com.br/wp-includes/functions.php on line 3509