Ao som de samba, corpo de Almir Guineto é enterrado na Zona Norte do Rio

0

Sem títuloAo som de samba e na batida do surdo, o corpo do cantor e compositor Almir Guineto foi enterrado, na tarde deste domingo (7), no cemitério de Inhaúma, Zona Norte do Rio. Os sucessos de Almir começaram a ser entoados já na entrada do cemitério, e fizeram a trilha para o cortejo. Amigos do Salgueiro, escola do coração de Almir, levaram instrumentos para acompanhar a cantoria.

Filho de Guineto, Almirzinho Serra disse que as homenagens no sepultamento representam o reconhecimento de um trabalho bem feito. “Ele cumpriu o papel que foi designado a ele. Respeito é o que a gente vê, ele deixou um legado muito grande e eu, junto com minha familia, só temos a agradecer a esse povo que o exaltou e o respeitou”, afirmou.

Diretor do Cacique de Ramos, no qual Almir despontou, na década de 70, Toninho Cabral lembrou que o sambista foi um inovador ao inserir o banjo nas rodas de samba. “Nós tinhamos uma roda de samba às quartas-feiras , ele introduziu um banjo com cordas de country, fez sucesso e acordou o samba do Cacique. O banjo dele tocava mais alto, não usava amplificação, aquilo marcou muito a gente”, disse Cabral.

Também compositor, Fred Camacho disse considerar Almir o maior sambista do mundo. “Foi completo, não tinha limites pra ele, tocava tudo. Tive o previlégio de conviver com ele, de ter esses ensinamentos todos de samba, malandragem, divisões rítmicas, melodias e harmonias. Vou carregar isso comigo”, destacou.

Almir Guineto morreu, aos 70 anos, na manhã de sexta-feira (5), após complicações de problemas renais crônicos e diabetes. Um dos fundadores do Fundo de Quintal, ele estava em tratamento no Hospital Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A família do cantor agradeceu pelas orações e o carinho de todos os fãs e admiradores através de uma rede social. Nos últimos 15 meses, Almir Guineto lutava contra problemas renais crônicos, o que o impossibilitou de assumir compromissos em shows e apresentações.

G1

Equipe de Jornalismo

Deixar um comentário


Warning: Parameter 1 to W3_Plugin_TotalCache::ob_callback() expected to be a reference, value given in /home/inter859/public_html/radiojacuipe.com.br/wp-includes/functions.php on line 3509