Vaqueiros invadem Brasília contra o fim da vaquejada

0

sem-tituloUma mobilização de criadores de cavalos de raça, proprietários de haras, fazendeiros, vaqueiros e trabalhadores rurais de diversas regiões do país, pretende parar Brasília nesta terça-feira (25). É uma forma de protesto contra a determinação da justiça federal de proibir a realização de vaquejadas. A Bahia tem muitos representantes.

Desde o fim de semana, diversas caravanas começaram a chegar na capital federal, em comboios de caminhões, carretas e outros utilitários. Até a tarde desta segunda-feira os organizadores calculavam que cerca de 500 veículos já estavam em pontos estratégicos, nos arredores de Brasília.

caravanas armaram verdadeiros acampamentos e todos prometem sair em direção à Esplanada dos Ministérios a partir desta noite, para que haja tempo de organização dos protestos que devem se estender por todo o dia, indo, inclusive, para o congresso nacional onde os manifestantes esperam apoio político pela causa que defendem. Pela previsão dos organizadores, 10 mil pessoas devem estar presentes.

A proibição da vaquejada ocorreu no fim do mês passado, depois que a Justiça Federal derrubou uma lei do estado do Ceará que regulamentava a realização desse tipo de competição. A decisão atingiu o resto do país e a reação dos adeptos da vaquejada tem dois motivos: o primeiro é o número de trabalhadores que vão ficar desempregados e o outro aspe to é o cultural.

Pelos cálculos dos organizadores de vaquejadas em todo o Nordeste, cerca de 500 mil pessoas vivem de vaquejadas em todo o país e a proibição desse esporte vai provocar um grave problema social.

Os baianos estão fortes nessa manifestação e prometem cobrar ações dos políticos que representam o estado no Senado e na Câmara dos Deputados. Na tarde de hoje (24), um grupo se reuniu com o ministro da Cultura, Marcelo Calero, em Brasília. O Ministério ainda não emitiu um posicionamento acerca da proibição da prática da vaquejada.

Agora na Bahia

Equipe de Jornalismo

Deixar um comentário


Warning: Parameter 1 to W3_Plugin_TotalCache::ob_callback() expected to be a reference, value given in /home/inter859/public_html/radiojacuipe.com.br/wp-includes/functions.php on line 3509