2º turno: PSDB lidera em BH e PA; PRB no Rio; PDT em Fortaleza; PSB em Recife

0

geraldoAs eleições no segundo turno das principais capitais brasileiras vão ganhando forma, com alguns candidatos despontando na frente. Os tucanos lideram a corrida em Belo Horizonte, com João Leite, em Porto Alegre, com Nelson Marchezan Jr, e em Maceió, com Rui Palmeira; Já o PRB, depois de várias eleições, finalmente tem grandes possibilidades de vencer no Rio de Janeiro, com Marcelo Crivella.

Em Fortaleza, o PDT, agora comandado pelos irmãos Ferreira Gomes, deve vencer com Roberto Cláudio; Em Recife, terra do ex-governador Eduardo Campos, o PSB de Geraldo Júlio (foto) vai mantendo o seu espaço na região Nordeste e deve vencer o pleito sobre o petista João Paulo; da mesma forma, o partido venceria a eleição em Aracaju, com Valadares Filho. Confira abaixo os números de algumas dessas capitais.

 Crivella dispara e abre 34 pontos à frente de Freixo no Rio

crivelaMarcelo Crivella (PRB) tem larga vantagem na briga pela prefeitura do Rio de Janeiro, de acordo com a primeira pesquisa Ibope com as intenções de voto no segundo turno. O senador aparece com 67% dos votos válidos contra 33% de seu adversário, Marcelo Freixo (PSOL). Considerando os eleitores que votariam branco ou nulo e os indecisos, Crivella aparece com 51% contra 25% de Freixo. Brancos e nulos marcaram 21%, e indecisos, 3%.

O Ibope analisou também a migração de votos. Crivella teria 52% dos votos de eleitores que optaram pelo candidato derrotado do PMDB, Pedro Paulo Carvalho; Freixo teria 19%. Brancos ou nulos seriam 25%, enquanto indecisos, 3%. Dos que votaram em Flávio Bolsonaro (PSC), 67% apostariam em Crivella, enquanto 9% em Freixo. Brancos e nulos: 19%. Indecisos: 5%.

Entre os eleitores de Índio da Costa (PSD), 37% votariam em Crivella, 30% em Freixo. Brancos e nulos: 26%. Indecisos: 7%. Dos que votaram em Carlos Osório, 47% iriam de Crivella, enquanto 19% de Freixo. Brancos e nulos: 28%. Indecisos: 6%

O levantamento mostrou que Crivella também tem vantagem sobre os eleitores que votaram branco ou nulo ou não compareceram no domingo. Nesse grupo, 34% disseram que votariam em Crivella, contra 17% em Freixo.

João Leite lidera disputa em BH

joao-kalilPesquisa divulgada no dia 06 pelo Instituto Paraná Pesquisas aponta o deputado estadual João Leite (PSDB) na liderança para a Prefeitura de Belo Horizonte. O tucano tem 32,5% das intenções de voto na disputa do segundo turno na modalidade espontânea. Já o adversário, o empresário Alexandre Kalil (PHS), aparece com 24,6% da preferência dos eleitores da capital mineira. De acordo com o levantamento, 33,8% dos eleitores não sabem ainda em quem votar e 9,2% disseram que não vão votar em ninguém.

Na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos, João Leite também lidera. Nessa modalidade, ele registra 47,1% e Kalil, 33,3%. Os eleitores que não sabem atingiram 4,7% e o número dos que disseram que não votariam em nenhum deles registrou 14,9%.

Perguntados em quem não votaria de jeito nenhum, Kalil recebeu o maior índice de rejeição: 49,9%. Em João Leite, 39,4% dos entrevistados disseram que não votariam em hipótese alguma.

Tucano lidera com 45% em Porto Alegre

marchezanA primeira pesquisa Ibope (realizada entre 7 e 9 de outubro) sobre a disputa eleitoral no segundo turno em Porto Alegre mostra o deputado Nelson Marchezan Jr (PSDB) à frente do vice-prefeito Sebastião Melo (PMDB). O tucano liderou a votação no primeiro turno e agora tem 45% das intenções de voto contra 33% do peemedebista, de acordo com o levantamento divulgado nesta segunda-feira.

O número de votos nulos ou em branco ainda é alto: 18%. E 4% dos entrevistados não souberam responder. Em votos válidos (com a exclusão de nulos, brancos e indecisos), Marchezan Jr atinge 58%, enquanto Sebastião Melo vai a 42%.

Independente do voto, 50% dos eleitores acreditam que o candidato do PSDB será vitorioso, enquanto outros 34% pensam que o do PMDB vai se eleger. Não souberam responder ou preferiram não opinar sobre a expectativa de vitória 16% dos entrevistados.

Em Curitiba, Ney Leprevost lidera com 52%

ney-leprevostDepois de ter chegado ao primeiro turno de surpresa, o candidato à prefeitura de Curitiba (PR) Ney Leprevost (PSD) aparece na liderança da pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Opinião, divulgada no domingo (09), com 52,51% dos votos válidos. O levantamento é o primeiro do segundo turno. Rafael Greca, que liderou a corrida eleitoral durante o primeiro turno, está com 47,49% dos votos válidos – cinco pontos atrás do adversário.

Considerando os votos nulos, brancos, indecisos ou pessoas que não opinaram, Ney aparece com 37,82%, seguido por Greca, que obteve 34,20% das intenções de voto. Nulos ou brancos somam 14,12% e indecisos 9,75%. Não sabem ou não opinaram 4,12% dos entrevistados.

Em Maceió, Rui tem 54,8% contra 29,1% de Renan

maceio-ruiO primeiro levantamento do Instituto Paraná Pesquisas neste 2º turno sobre quem deve comandar a Prefeitura de Maceió (AL) mostrou o prefeito e candidato à reeleição Rui Palmeira (PSDB) com vantagem 25,7 pontos percentuais em intenções de votos à frente do candidato Cícero Almeida (PMDB). E na simulação de votos válidos distância dilata para 30,8 pontos sobre o candidato apoiado pelo presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL).

A pesquisa foi divulgada na noite desta terça-feira (11) pela TV Pajuçara (Record) e mostrou Rui com 54,8% de intenções de votos e Cícero com 29,1% da preferência do eleitorado. Considerando quem não votaria em nenhum, 11,8% e os eleitores que responderam que não sabem, 4,4%, a distância entre os adversários é de 25,7 pontos percentuais.

Em Aracaju, candidato do PSB está na frente

O semanário Cinform publicou valadaresna última segunda-feira (10), pesquisa do Dataform no 2º turno da eleição para prefeito de Aracaju-SE, realizada nos últimos dias 7 e 8. A margem de erro é de 4,1%, para mais ou para menos, e intervalo de confiança de 95%.

Na eleição estimulada (quando os nomes dos candidatos são apresentados), Valadares Filho obteve 48,47% e Edvaldo Nogueira 32,48%; Brancos e nulos 12,76%; não sabe ou não respondeu 2,72%. Considerando-se os votos válidos, Valadares Filho tem 59,87% e Edvaldo Nogueira 40,13%. Sobre rejeição aos candidatos,  Edvaldo Nogueira tem 43,71%, enquanto Valadares Filho é rejeitado por 30,61%.

(Fontes: Revista Veja, O Globo, Zero Hora, Estado de Minas e Cinform)

Equipe de Jornalismo

Deixar um comentário


Warning: Parameter 1 to W3_Plugin_TotalCache::ob_callback() expected to be a reference, value given in /home/inter859/public_html/radiojacuipe.com.br/wp-includes/functions.php on line 3510