Fenômeno na web, jornalista de Feira de Santana estreia em editora de best-sellers

0

Sem título22No curso de Engenharia de Alimentos, o estudante Matheus Rocha quase botou fogo no laboratório da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). “Tive certeza absoluta que não levava o menor jeito para Engenharia. Foi a última vez que estive na Uefs, não voltei nem para trancar o curso!”, ri Matheus, 24, que, sonhando em cursar Farmácia, foi parar em Engenharia e acabou virando jornalista.

Ao criar um microblog para compartilhar a frustração com o explosivo incidente, veio o encontro com as palavras e tudo mudou. Hoje, com 280 mil seguidores, Matheus está prestes a lançar dois livros pela Sextante, mesma editora de best-sellers como Paulo Coelho, Dan Brown e Nicholas Sparks. “Recebi um feedback grande das pessoas. Foi aí que comecei a me questionar e descobri que o amor estava nas palavras”, conta.

No Meio do Caminho Tinha um Amor (R$ 34,90 | 176 páginas), seu livro de estreia, reflete essa descoberta em uma seleção de 50 crônicas, inéditas ou já publicadas no seu blog Neologismo. A obra será lançada hoje, às 18h, no Boulevard Shopping de Feira de Santana, em evento gratuito. A data de lançamento em Salvador ainda está em suspense.

Enquanto isso, Matheus divulga sua segunda publicação pela Sextante: Muito Amor Por Favor. O livro, que será lançado na Bienal de São Paulo, em setembro, reúne textos com outros três autores: o publicitário Frederico Elboni, criador do site Entenda os Homens e roteirista do programa Amor & Sexo, da Globo; o ator global Arthur Aguiar; e o publicitário Ique Carvalho, autor do blog The Love Code e do livro Faça Amor, Não Faça Jogo.

Nas crônicas, os quatro escritores falam do amor a partir de quatro elementos. A terra diz respeito ao amor de raiz, ao relacionamento sólido; o fogo reflete o amor quente, a paixão; a água representa o amor flexível, fluido; e o ar retrata o amor cuja base está na leveza.

“Minha vida deu 360°. Vou lançar dois livros este ano, em menos de dois meses. Eu, um gurizinho que começou a escrever para desabafar. É surreal!”, constata o jovem autor, em uma mistura de surpresa e empolgação.

Recomeço
O amor que se repete nos textos de Matheus não diz respeito apenas à relação a dois. Chamado de “terapeuta das redes sociais”, o jornalista feirense aborda o sentimento nas pequenas coisas. “Falo sobre sonhos, cotidiano, relações de amizade, cumplicidade, escolha profissional… Apesar de ser um livro sobre o amor, é um livro sobre a vida”, resume.

O retorno é imediato. Matheus recebe mensagens diárias de pessoas que se identificam com o que escreve. Uma menina perguntou como se declarar para um amor, outra queria saber como terminar um relacionamento e uma amiga queria consolar a outra que perdeu o bebê.

“Quando a gente lê um texto que resume tudo o que a gente queria dizer, mas não consegue, é como receber um abraço”, acredita Matheus que, para compor sua estreia não ficcional, abraçou o maior número de momentos e sentimentos escritos desde 2011.

Dividido em três partes – “fim”, “meio” e “começo”-, No Meio do Caminho, Tinha um Amor provoca o contato inicial com frases pouco otimistas como “o amor é algo tão belo quanto incerto”, ou “nem sempre as histórias têm final feliz”. No meio do livro, o quadro começa a mudar e surgem trechos como: “Não duvide nem por um segundo: você consegue”. Por fim, com esperança no recomeço, o autor escreve frases como: “Eu achava que o amor existia, mas não era pra mim. Você foi a melhor das provas que eu estive errado por muito tempo!”.

Não seria estranho associar a última ao amor pelas palavras, descoberta de forma inesperada pelo autor com as postagens na internet. Na contramão dos que acreditam que o mundo virtual é o vilão, Matheus vê “a internet como a porta de entrada para a literatura”.

“As pessoas não estão lendo menos, elas estão adquirindo novos hábitos de leitura. Uma tecnologia nunca vai excluir a outra e a gente sempre vai gostar de ter um momento íntimo com o livro”, reflete. “A literatura só tende a ganhar com isso, não a perder”.

Correio*

Equipe de Jornalismo

Deixar um comentário


Warning: Parameter 1 to W3_Plugin_TotalCache::ob_callback() expected to be a reference, value given in /home/inter859/public_html/radiojacuipe.com.br/wp-includes/functions.php on line 3509