Bahia faz mutirão de exames auditivos em bebês com microcefalia

0

micUm mutirão sem filas e quase sem espera. Assim funciona o serviço prestado, nesta semana, para famílias de crianças com microcefalia, em Salvador, no Centro de Prevenção e Reabilitação do Portador de Deficiência (Cepred), da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia.

A diretora do Cepred, Normélia Quinto, explica que as famílias têm atendimento gratuito, para testes de audição em crianças com a malformação. Um desses testes é o Bera (Exame do Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico), que avalia o funcionamento do nervo auditivo, desde a orelha interna até o córtex cerebral. A partir do resultado é possível avaliar se o bebê tem perda auditiva ou tumores do nervo auditivo. Outro exame, o OEA (Otoemissão Acústica Evocada), também verifica a perda auditiva por meio de sonda colocada na orelha do bebê. O aparelho capta se existem respostas sonoras produzidas pela cóclea (parte do ouvido) da criança.

Na unidade, em Salvador, famílias da capital, da região metropolitana e também do interior são atendidas, mas precisam agendar os horários, para que não aguardem muito tempo, já que os bebês precisam realizar o exame enquanto dormem.

“Não queríamos filas, com crianças irritadas na espera. Temos dez crianças hoje pela manhã. Mais dez à tarde. O mesmo para o resto da semana. A gente não quer nada tumultuado, mas queremos garantir um bom resultado e estamos tendo”, disse Normélia. “Caso tenham [problema auditivo]serão encaminhadas para tratamento e, daqui a seis, meses vamos repetir os exames”, completou.

Qualquer família baiana que não conseguiu agendar atendimento para o mutirão desta semana, deve entrar em contato com a Secretaria de Saúde da cidade onde mora, para agendar qualquer outra data, já que esse tipo de exame faz parte do atendimento convencional do Cepred.

Fonte: Agencia Brasil

Equipe de Jornalismo

Deixar um comentário


Warning: Parameter 1 to W3_Plugin_TotalCache::ob_callback() expected to be a reference, value given in /home/inter859/public_html/radiojacuipe.com.br/wp-includes/functions.php on line 3509