Em queda, consumo das famílias retorna ao nível de 2010

0

consumoAs quantidades consumidas de itens básicos, como alimentos, bebidas e artigos de higiene e limpeza, deram marcha à ré no ano passado e voltaram para os níveis de 2010. Em 2015, o volume desses itens comprados pelas famílias caiu 2% em relação ao ano anterior. Já o valor gasto ficou estável, o que significa uma queda real de cerca de 10%, considerada a inflação.

“Foi a primeira vez que efetivamente andamos para trás”, diz Christine Pereira, diretora da Kantar Wordpanel, empresa de pesquisa que visita semanalmente 11.000 lares brasileiros para tirar uma fotografia do que os 51 milhões de domicílios espalhados pelo país consomem, de fato, de uma cesta com 150 categorias de produtos.

Essa freada interrompeu uma sequência de crescimento de quantidades consumidas de bens não-duráveis que vinha praticamente desde 2008. Em valores, o gasto sempre crescia, ano a ano, na casa de dois dígitos, lembra Christine. “À medida que o brasileiro ganhava mais, ele gastava mais”, afirma a especialista, ressaltando que, em 2015, por causa da crise da economia nacional, esse quadro mudou.

Fonte: Veja

Equipe de Jornalismo

Deixar um comentário


Warning: Parameter 1 to W3_Plugin_TotalCache::ob_callback() expected to be a reference, value given in /home/inter859/public_html/radiojacuipe.com.br/wp-includes/functions.php on line 3509