Valfredão se transforma num dos estádios mais importantes da Bahia

0

ARENA-VALFREDAOCriticado e às vezes até rejeitado, o estádio Eliel Martins, ou o agora chamado “Arena Valfredão”, saiu do ostracismo para se transformar numa das mais importantes praças esportivas do Estado, ao menos durante o Campeonato Baiano de 2016.

Com uma crise financeira quase sem precedentes no país, os municípios passam por sérias dificuldades para reformar os seus estádios. Mesmo com a fatia maior cabendo à SUDESB, a prefeitura de Riachão do Jacuipe fez a sua parte e correu para entregar a Arena Valfredão a tempo de o Jacuipense disputar o primeiro campeonato estadual dentro de casa, desde que subiu pela segunda vez para a elite do futebol baiano, em 2012.

Mas antes de ficar pronto o estádio virou centro de discussões politicas por causa da demora na sua reforma. Abandonado durante a gestão do ex-prefeito Lauro Falcão, que deixou que a grama e outros setores se deteriorassem, os estragos aconteceram justamente por uso inadequado no final de 2012, quando a gestão de então prefeito deixou o estádio à revelia.

Cobrada, a prefeita Tânia Matos correu contra o tempo e conseguiu através da SUDESB a verba para a reforma do gramado, refletores, cabines de rádio, vestiários para os times e árbitros, além de promover uma transformação no visual externo da praça esportiva.

Surpreendentemente, mesmo depois de cobrar a conclusão das obras e ver o estádio pronto, o Jacuipense ainda ameaçou não retornar para mandar os seus jogos no Valfredão, alegando, principalmente, uma ajuda da prefeitura para a manutenção do time. Com a crise que assola todas as prefeituras do país, o pleito não deve ter sido atendido, ao menos dentro do solicitado.

Mas, feitas as contas, a diretoria do Jacuipense entendeu que com o apoio do torcedor, com o que não contou nos últimos anos, e um patrocinador, o clube reuniria condições de se manter com as próprias pernas.

Estádio vira opção

ARENA-VALFREDODepois de o Jacuipense confirmar os seus jogos no estádio, o Fluminense de Feira e o Feirense também optaram em mandar os seus jogos na Arena Valfredão, já que o Jóia da Princesa, em Feira de Santana, ainda passa por reformas.

Aparentemente a decisão poderia sobrecarregar o gramado, mas com as chuvas recentes a equipe que cuida do estádio garante que ele vai suportar a situação. “Tá tudo bem, já fizemos a nossa parte. Agora depende apenas dos jogadores fazerem a parte deles”, disse Gersinho, um dos responsáveis pela manutenção da praça esportiva.

Antes, a Federação Baiana de Futebol (FBF) já havia feito uma vistoria e liberado o estádio para jogos do Campeonato Baiano. O laudo da FBF possibilitou que outras equipes adotassem a Arena Valfredão para mandar os seus jogos, tornando a praça esportiva como uma grande opção para o inicio do Baianão 2016.

A decisão dos três clubes de mandar os seus jogos na Arena Valfredão não só reveste o estádio de grande importância, como proporcionará benefícios econômicos para o comércio da cidade. Bares, restaurantes e ambulantes serão os principais beneficiados diretamente, mas outros setores também ganharão, isso sem falar no torcedor, que terá mais opções de lazer.

Nesta quinta-feira (11), a Arena Valfredão será palco de um grande clássico regional, Fluminense de Feira e Juazeirense, às 20h30. No sábado (13), o estádio recebe Feirense e Colo Colo. E no domingo (14), o Jacuipense faz a sua estreia no Baianão dentro de casa, depois de anos fora, jogando contra o Galícia.

Equipe de Jornalismo

Deixar um comentário


Warning: Parameter 1 to W3_Plugin_TotalCache::ob_callback() expected to be a reference, value given in /home/inter859/public_html/radiojacuipe.com.br/wp-includes/functions.php on line 3510