Incêndios atingem Ibicoara e Parque Nacional do Vale do Capão, na Chapada

0

VALEUm incêndio florestal atingiu o município de Ibicoara, na Chapada Diamantina. De acordo com a coordenadora do Bahia Sem Fogo, Fabíola Cotrim, o incêndio começou no domingo (8), por volta das 11h. Ainda no domingo, começaram os combates contra os focos de fogo.

Na segunda-feira (9), o Bahia Sem Fogo, programa da Secretaria de Maio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), chegou ao município para auxiliar no combate ao incêndio, mas ele só foi completamente controlado na manhã desta quarta-feira (11).

Segundo o Inema, foram disponibilizados dois aviões Air Tractor, um helicóptero, cinco veículos 4×4 e vans, além de equipamentos de proteção individual e coletiva. Além disso, 78 combatentes, entre bombeiros militares e brigadistas voluntários, participaram do combate ao fogo. O programa Bahia Sem Fogo contou com o apoio de brigadistas de Ibicoara, Barra da Estiva, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Salvador.

Conforme a coordenadora do Bahia Sem Fogo, ainda não há informações sobre a extensão do incêndio. “A extensão ainda está sendo investigada. Agora estamos monitorando o incêndio e fazendo o rescaldo para que ele não volte”, esclarece Cotrim.

Os brigadistas que ajudaram a controlar as chamas devem ficar no município pelos próximas 48 horas de forma para garantir que o incêndio não corre o risco de retornar. Ainda segundo a coordenadora, o fogo não chegou próximo a nenhuma região residencial.

Vale do Capão

Alguns focos de incêndio foram encontrados também dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina, na região do Morro Branco, no Vale do Capão. O foco se prolonga há mais de dez dias. “Apesar de controlado, o incêndio ainda não está extinto”, ressalta o chefe substituto do Parque, César Gonçalves.

Brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC) participaram do controle às chamas.  Ainda segundo Gonçalves, nas duas últimas horas houve dois grandes incêndios no local. “Mas nada do tamanho do incêndio que atingiu Ibicoara”, explica o chefe substituto do Parque Nacional.

Gonçalves conta ainda que há suspeita de que algumas pessoas estejam colocando fogo no Parque também. “Não há nenhuma confirmação disso e, no momento, nossa prioridade é controlar o fogo”, afirma. A extensão das chamas ainda não foi contabilizada.  (Informações do Correio).

Equipe de Jornalismo

Deixar um comentário


Warning: Parameter 1 to W3_Plugin_TotalCache::ob_callback() expected to be a reference, value given in /home/inter859/public_html/radiojacuipe.com.br/wp-includes/functions.php on line 3510