Estudos comprovam que música estimula o desempenho da atividade física

0

musicaQuando ouvimos música enquanto realizamos exercícios físicos, sentimos menos dor e cansaço, pois o cérebro libera uma quantidade maior de analgésicos naturais que têm uma ação semelhante à morfina (Thinkstock/VEJA)

Ouvir música durante a atividade física libera substâncias químicas no cérebro que ajudam a reduzir a dor e a sensação de cansaço do exercício. E, por consequência, aumenta o desempenho. É o que revela um artigo publicado no jornal The Independent.

Uma das explicações vem de Robin Dunbar, professor de psicologia de Oxford, estudioso do assunto: “Quando ouvimos música o cérebro libera analgésicos naturais que agem no corpo, como a morfina. E, se interagimos com a música, seja cantando ou dançando, a liberação destes compostos é ainda maior.” Mais: quando a música é escolhida sob medida para determinado treino, o exercício torna-se mais fácil de ser praticado.

Estudos científicos mostram que após seis minutos de música, o esforço do exercício físico cai drasticamente. “Já sabíamos que a música tinha um papel revigorante. Mas estamos agora entrando em uma nova fase de pesquisas científicas, para avaliar as transformações biológicas causadas pela música”, disse o pesquisador do assunto, Daniel Bowling, do departamento de Biologia Cognitiva da Universidade de Viena, ao jornal The Independent.

Trabalhos recentes mostram que em seis minutos, a música já começa a agir no cérebro de forma a desviar a atenção da dor. A música também ativa a área de prazer do cérebro, liberando dopamina, o composto associado à sensação de bem-estar. (Fonte: Revista Veja).

Equipe de Jornalismo

Deixar um comentário