CBF divulga tabela da Série D: Jacuipense estreia em casa com o Central

0

jacuipense-serieDCom início previsto para o dia 12 de julho, a Série D do Campeonato Brasileiro foi apresentada nesta quarta-feira (13) pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Além da manutenção da fórmula de disputa, desta vez com apenas 40 times, os três paulistas foram separados e tentarão subir de degrau no futebol brasileiro em grupos diferentes.

Menos prestigiada que suas “primas ricas”, a quarta divisão seguirá a tendência das principais divisões e terá fair play financeiro, ou seja, os clubes que forem denunciados pelos jogadores por atrasos de salário perderão pontos.

Na última temporada, 41 times disputaram o torneio, por conta de decisão judicial que determinou a participação de 21 clubes e o rebaixamento de cinco no Campeonato Brasileiro da Série C de 2013. No final da primeira fase, houve confusão, pois o regulamento não especificava como ficaria o ranking de confronto das oitavas para os times que tiveram mais jogos.

Dos 40 participantes, apenas quatro ainda não foram definidos. Acre, Piauí, Espírito Santo e Paraíba esperam o final de seus estaduais para definir seus representantes. A CBF estipulou o final de maio como limite para desistência de algum dos times. A federação do estado do desistente terá que indicar um substituto.

Treze-PB, Crac-GO, Duque de Caxias-RJ e São Caetano foram rebaixados na Série C do Brasileiro no ano passado e não precisaram se classificar pelos estaduais. Com a presença do Azulão, São Paulo terá três representantes. Red Bull e Botafogo, que alcançaram a vaga através do Paulistão. O trio paulista, no entanto, ficará separado, assim como os representantes cariocas.

Jacuipense
Este ano a CBF alterou os adversários do Jacuipense. Integrante do grupo A4, a equipe de Riachão do Jacuipe terá como concorrentes o Central de Caruaru (PE), Treze (PB), Estanciano (SE) e Goianésia (GO).

Regulamento
Na primeira fase, os 40 clubes são divididos em oito grupos com cinco clubes cada, agrupados regionalmente. Os dois primeiros de cada grupo classificam-se à segunda fase. A classificação será levada em conta. Sendo assim, o time de melhor campanha entre os líderes enfrentará o pior segundo colocado e assim por diante.

Os 16 classificados na 2ª fase jogam em sistema eliminatório em jogos de ida e volta – iniciando-se nas oitavas de final – onde se classificam os clubes com melhor resultado agregado, considerando vitórias e gols marcados como visitante.

Na terceira fase (quartas de final), os oito clubes restantes novamente jogam em sistema eliminatório, idêntico ao da fase anterior, classificando-se os vencedores para as semifinais. Os clubes com melhor campanha jogam a segunda partida em seu estádio.

Os quatro semifinalistas conquistam o direito de disputar a Série C de 2016. Os vencedores das semifinais jogam as finais em ida e volta, com o clube de melhor campanha realizando a partida decisiva em seus domínios. O melhor resultado agregado nas finais definirá o campeão da Série D de 2015.

CONFIRA OS GRUPOS:

Grupo A1

AC-1
Nacional-AM
Remo-PA
São Raimundo-RR

Vilhena-RO

Grupo A2

Guarani-CE
Imperatriz-MA
Santos-AP
PI-1
Interporto-TO

Grupo A3

Coruripe-AL
Colo Colo-BA

PB-2
Serra Talhada-PE

Globo-RN

Grupo A4

Jacuipense-BA
Central-PE
Treze-PB
Estanciano-SE
Goianésia-GO

Grupo A5

ES-1
Comercial-MS
Aparecidense-GO
Caldense-MG
Operário-MT

Grupo A6

Crac-GO
Gama-DF
Villa Nova-MG

Duque de Caxias-RJ

Botafogo-SP

Grupo A7

Resende-RJ
Red Bull-SP

Operário-PR
Inter de Lages-SC

Ypiranga-RS

Grupo A8

Volta Redonda-RJ

São Caetano-SP

Foz do Iguaçu-PR

Metropolitano-SC
Lajeadense-RS

Veja a tabela!

 

Equipe de Jornalismo

Deixar um comentário