Hemoba convoca população para fazer doações de sangue

0

O banco de sangue do Hemoba, que funciona ao lado da emergência do Hospital Geral Clériston Andrade, está enfrentando dificuldades neste início de 2015 para captar sangue. O número de doações caiu de 35 para aproximadamente 10. A coordenadora da unidade, a assistente social Luciene Coutinho, convidou as pessoas para que compareçam ao banco de sangue e façam a doação.

“Entendemos e sabemos que no final e início de ano temos uma queda de doadores, até porque entra o período de férias e as pessoas viajam. Mas eu gostaria de reforçar que as férias acontecem, porém a necessidade permanece. Temos uma necessidade enorme de transfusão de sangue, pois acontecem acidentes, intercorrências clínicas e a demanda é constante”, afirmou.

De acordo com Luciene Coutinho, o ritmo adequado para doação é de 35 pessoas por dia, mas infelizmente o número está bem inferior nesse início de ano.

“Ontem tivemos apenas oito candidatos a doação de sangue e quando a gente fala candidato não significa que a pessoa está apta a doar. Então ontem tivemos apenas três bolsas coletadas”, informou. Ainda segundo a coordenadora, quem quiser ser doador tem que ter entre 16 e 69 anos de idade. Quem for menor de idade precisa ter uma autorização dos pais ou responsáveis, que é disponibilizada no próprio Hemoba.

“É importante que o doador se fidelize, mas se ele só quiser doar uma vez por ano, essa pessoa será muito bem vinda. A mulher pode doar até três vezes ao ano e o homem até quatro. Acredito que algumas pessoas não doam sangue por falta de informação”, afirmou.

Informações do Acorda Cidade

Equipe de Jornalismo

Deixar um comentário


Warning: Parameter 1 to W3_Plugin_TotalCache::ob_callback() expected to be a reference, value given in /home/inter859/public_html/radiojacuipe.com.br/wp-includes/functions.php on line 3509