Cidade comemora aniversário com lançamento do seu Hino Oficial

0

Marcado para as 8 horas desta sexta feira, (1) o Hino Municipal de Riachão do Jacuípe foi lançado, oficialmente, em comemoração ao dia do aniversário do município de Riachão do Jacuípe.

O evento ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores, com a apresentação de uma  Sessão Especial realizada pelo Diretor de Cultura do município, Amarílio Soares (Tio Lio).

Na oportunidade, Tio Lio apresentou em slides, a história de emancipação política e administrativa do município. Segundo o Diretor de Cultura do município, embora o povo jacuipense tenham cultivado por muitos anos a cultura de comemorar o aniversário da cidade em 14 de agosto, ele provou através de documentações da época que o município foi elevado à categoria de cidade em 1 de agosto de 1878 e não em 14 de agosto: “embora 14 de agosto também seja  uma data importante”, disse.

“No Brasil, datas como do Descobrimento, da República, Estado Novo, Revolução de 30 e Ditadura Militar também marcaram a nossa história, porém de formas diferenciadas”, continuou Tio Lio.

Muitos presentes fizeram o uso da palavra, vereadores como Xavier Menezes e Catarina Roma fizeram algumas sugestões à gestão municipal. A vereadora Catarina Roma sugeriu que o novo hino, muito cantado nas escolas na década de 70, volte a ser um ato obrigatório em todas as escolas do município.

Já o vereador Xavier, sugeriu que o feriado de São João, do dia 24, dentre os nossos 4 feriados, todos de cunho religioso, como o Feriado da Padroeira, de São Roque e Semana Santa, seja transferido para o dia 1 de agosto, que é o aniversário da cidade e merece ser feriado e não ponto facultativo.

A prefeita Tânia Matos parabenizou a iniciativa do Departamento de Cultura e da Secretaria de Educação. Lembrou que hoje o município tem um símbolo a mais que  identifica nossa história, nosso povo.

“Quando escolhemos Tio Lio para a Direção de Cultura do município, sabíamos que estávamos entregando esta direção em boas mãos”, lembrou, destacando também o Projeto de Lei de nº 293 do Executivo Municipal que cria o ARQUIVO PÚBLICO MUNICIPAL.

“Encontramos vários documentos históricos do município entregues às traças, muitos deles foram levados para outros arquivos por não termos o nosso, por isso, junto com o esforço de Lio, iremos criar o nosso Arquivo Público e guardar as nossas histórias, pois um povo sem história é um povo sem memória”, concluiu com a celebre frase, a prefeita Tânia Matos.

“A Prefeita Tânia Matos tem nos confiado esta missão e juntamente com a Secretaria de Educação estamos apoiando o trabalho de Tio Lio. Sem dúvidas, não só o hino do município será tocado nas escolas, mas, iremos fomentar mais em nossos alunos o civismo, resgatando a identidade de nosso povo”, disse Ana Rita Rios, Secretária de Educação.

O evento terminou com a entoação do Hino Municipal, com letra do professor José Reis e música na voz do cantor jacuipense, Zelito Soares.

Equipe de Jornalismo

Deixar um comentário


Warning: Parameter 1 to W3_Plugin_TotalCache::ob_callback() expected to be a reference, value given in /home/inter859/public_html/radiojacuipe.com.br/wp-includes/functions.php on line 3509