Riachão: Presépios natalinos é uma tradição que ainda sobrevive na cidade

0

A tradição dos presépios, ou lapinhas, vem se mantendo ao longo dos anos no nordeste brasileiro, embora algumas pessoas não preservem a cultura deixada pelos pais ou avós.

Em Riachão do Jacuípe ainda existe gente comprometida em manter essa tradição da representação do nascimento de Jesus Cristo, filho de Maria e José, que nasceu em uma gruta simples em meio aos animais.

O professor José Cristóvão dos Santos é um grande exemplo. Ele faz lapinhas há quase duas décadas, utilizando vasos com águas, pedras, imagens ilustrativas de personagens da época do nascimento do menino Jesus, enfim usando muita ornamentação para deixá-la com aspecto mais bonito, como tintas e pisca-pisca.

''É muito gratificante, pois tem um significado imprescindível na vida das pessoas, que na maioria das vezes passam despercebidas sem dar o merecido valor '', observou o professor Cristóvão, que todos os anos recebe pessoas em sua casa para a visitação da lapinha.

Outra que preserva a tradição é Dona Nadir Amélia Carvalho, que faz uma lapinha bastante diversificada, utilizando materiais da natureza ou recortados, como garrafas petes. A decoração da lapinha chama a atenção das pessoas, principalmente das crianças, que se divertem com a sua beleza.

À nossa reportagem, Dona Nadir Carvalho revelou que faz lapinha há mais de quatro décadas, mas não pensa em parar por tão cedo. ''Não sei ainda quando vou parar, talvez enquanto viva estiver continuarei fazendo'', disse ela.

Outra dona de casa que não deixa essa tradição morrer em Riachão do Jacuipe é Noélia Almerinda Mascarenhas, que faz presépios natalinos há mais de 60 anos. Na sua lapinha alguns acessórios são indispensáveis, como casinhas de madeiras, bombinhas de aquário, casca e tronco de madeiras, pisca-pisca, além de plantas naturais. 

De acordo com a tradição, as lapinhas são armadas antes do Natal e permanecem até o inicio do Ano Novo, mais precisamente em 6 de janeiro, o Dia de Reis. A data é comemorada, pois foi o dia em que o menino Jesus recebeu a visita dos Três Reis Magos, que lhe trouxeram muitos presentes. A data celebra a vinda de Belchior, Gaspar e Baltazar. Nesta dia, as pessoas retiram todos os enfeites natalinos das casas e desmontam seus presépios e árvores de Natal.

Por Noroel Fernandez

Equipe de Jornalismo

Deixar um comentário